quarta-feira, maio 20, 2009

Mariano Gago Visita Coimbra na Inauguração do Exploratório





O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visitou Coimbra no âmbito da inauguração das novas instalações do Exploratório – Centro Ciência Viva e realçou a importância destas estruturas para os jovens do país.
O exploratório de Coimbra foi inaugurado ontem na margem esquerda do Parque Verde do Mondego. Na inauguração estiveram presentes o Director Vítor Gil, o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Encarnação e o Ministro Mariano Gago. A obra que foi financiada, principalmente, pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia abrange uma área de 2800 metros quadrados e é resultado de um investimento de cerca de 1,7 milhões de euros.

“A percentagem de jovens portugueses que escolhem estudar ciências aumentou”, afirma Mariano Gago salientando a importância dos Centros Ciência Viva existentes em Portugal. Neste momento no nosso país existem 18 centros Ciência Viva e a curto prazo espera-se a inauguração de mais um.

Estando concluída a execução da primeira parte do projecto do Exploratório de Coimbra, está em vista a execução de uma segunda fase que conta com um aumento de
1800 metros quadrados">1800 metros quadrados de área e que deverá custar dois milhões de euros. O Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Encarnação, prontificou-se, desde já, a financiar parte deste projecto. Embora tenha sido inaugurado oficialmente hoje, o Exploratório de Coimbra só abre as suas portas ao público a partir da próxima sexta feira, dia 22 e, segundo o Diário de Coimbra, espera que o número de visitantes anuais ronde os 50 mil.

Sem comentários: