sexta-feira, junho 05, 2009

13º Mercado Solidário da Granja do Ulmeiro


A Acção para a Justiça e Paz irá realizar no próximo dia 06 de Junho pelas 15 horas a 13ª Edição do Mercado Solidário da Granja do Ulmeiro. Este Mercado terá lugar no Centro Internacional daAJPaz, a participação é livre e gratuita.


O Mercado Solidário é um espaço onde as pessoas contribuem com o que produzem ou sabem fazer, podendo adquirir e usufruir de produtos e serviços a que, de outra forma, não teriam acesso, proporcionando-se, assim, o acesso a bens e serviços de forma solidária, recorrendo a uma moeda local já bem conhecida pela Comunidade – as “Granjas”. Simultaneamente valorizam-se experiências, saberes e competências num momento de convívio e trocas entre as pessoas.


Os resultados positivos das edições anteriores demonstram de forma clara a pertinência destes Mercados. Como tem vindo a ser hábito, esta iniciativa conta com um momento cultural que desta vez ficará a cargo da cor e alegria que caracterizam a Secção Infantil do Grupo de Pauliteiros de Vila Nova de Anços. Também a realização de uma exposição de trabalhos artesanais, resultado das oficinas de Trocas de Saberes que se têm vindo a realizar semanalmente na AJPaz, irá enriquecer e tornar este Mercado ainda mais convidativo.


Nos dias que correm é premente valorizar estratégias que permitam enfrentar a crise, devolver à comunidade a capacidade de promover circuitos sustentáveis de trocas de produtos e serviços, deixando assim de depender inteiramente de factores externos é a intenção da AJPaz. A realização das Assembleias de Mercado, espaços onde são discutidos de forma Democrática e Participada todos os assuntos relacionados com a realização dos Mercados, confere um sentido de pertença que é legítimo por parte da comunidade em relação a estes eventos. Este trabalho de consciencialização e mobilização tem vindo a ser feito com base numa relação de proximidade entre a equipa de trabalho da AJPaz e a comunidade ao longo dos anos.


O convite à participação ou visita a este 13º Mercado Solidário estende-se então a todas as pessoas que queiram aproveitar esta tarde de Sábado, que se prevê solarenga, para tomar contacto com uma forma diferente de ir ao Mercado, sem usar Euros mas sim Granjas.

Sem comentários: