quarta-feira, junho 03, 2009

CONCERTO JOE MCPHEE

4 Junho22h00
Museu Nacional Machado de Castro
JOE McPHEE (EUA)

Ouvir Joe McPhee a solo, e ao vivo, é um prazer raro neste lado do Atlântico. Destacada figura da explosão do free jazz nas décadas de 1960 e 70, continua, aos 70 anos de idade, na linha da frente da música criativa. Não só mantendo presença nas práticas mais inovadoras da esfera de influência da “new thing”, como procurando outras vias de expressão em inesperados encontros como aqueles em que o encontrámos com a electroacústica da compositora Pauline Oliveros, o noise sustentado nos blues da Nihilist Spasm Band e o projecto de free rock Two Bands and a Legend, com o qual esteve já envolvido em estranhas interpretações da música dos Led Zeppelin.

Um longo caminho percorreu McPhee desde “Nation Time”, disco comprometido com o Black Power que tinha o funk, o rhythm 'n' blues e a soul como fermento. A leitura do psicólogo Edward de Bono, autor do conceito de Pensamento Lateral, influenciou a elaboração da fórmula a que chamou de Po Music, ou “música do possível”. Consiste esta na noção de que, para chegar a um determinado destino, a decisão de fazer desvios, em vez de nos afastar dos objectivos firmados permite-nos, isso sim, acrescentar novas possibilidades à viagem, tornando esta mais interessante. Aplicada à improvisação musical, a perspectiva permitiu ao multi-instrumentista americano o desenvolvimento de curiosas estratégias.

A solo, essas estratégias tomadas por Joe McPhee estão bem evidenciadas. Fica tudo concentrado no trabalho que faz ora no saxofone soprano, ora no tenor, ora no trompete, convidando a uma ligação intimista do ouvinte com a música. A experiência resulta particularmente gratificante.

Sem comentários: