terça-feira, julho 28, 2009

Manifestação dos Produtores do Baixo Mondego e Gândaras


Na Baixa de Coimbra, cerca de 800 agricultores e mais de centena e meia de tractores e máquinas agrícolas, protestaram contra a crise no sector leiteiro, do arroz, da batata e do milho, motivada pela redução dos preços à produção e dificuldades de escoamento dos produtos.

Carlos Laranjeira, presidente da Associação dos Agricultores do Baixo Mondego responsabiliza o Governo pela actual situação e, num documento que entregou no Governo Civil de Coimbra, solicita ao primeiro-ministro que mande calar de uma vez por todas o o Ministro da Agricultura, Jaime Silva.

Carlos Laranjeira diz que cada vez que Jaime Silva fala é só para denegrir a imagem do sector.
Os agricultores dizem-se "vítimas da guerra entre distribuição e a indústria" e reclamam a intervenção do Governo, a quem acusam de ter "ignorado as soluções" que apresentaram há quatro meses, para combater o "estrangulamento da agricultura do Baixo Mondego e Gândara".

Foram dois dias de protesto que culminaram com a "invasão" de um hipermercado onde compraram 146 litros de leite e 150 quilos de arroz, todos de marcas nacionais. Os produtos adquiridos vão ser doados a instituições de solidariedade social, em Coimbra.



Sem comentários: