sábado, julho 11, 2009

POIARES LEMBRA AVIADORES FALECIDOS

À semelhança do que acontece todos os anos, a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares e a Associação de Especialistas da Força Aérea Portuguesa (FAP) – núcleo de Coimbra, vão no dia 12 (Domingo), prestar mais uma homenagem aos oito pilotos aviadores que há 54 anos perderam a vida na Serra do Carvalho.
As cerimónias terão início às 11 horas, no local do trágico acidente, com a celebração de uma Missa Campal de Acção de Graças e Sufrágio pelos Mortos da Força Aérea, onde estarão presentes cerca de 70 militares e algumas altas patentes da Força Aérea Portuguesa, nomeadamente o Chefe de Estado Maior da Força Aérea, o Gen. Luís Araújo. Após a missa serão
depositadas algumas coroas de flores no monumento existente no local, altura em que ocorrerá uma passagem de aeronaves da FAP completando esta cerimónia de homenagem, onde se procura manter viva a memória histórica do acidente ocorrido naquela serra, o mais trágico da Força Aérea Portuguesa e também o maior do género a nível mundial.
Foi no passado dia 1 de Julho de 1955, por ocasião dos festejos do Dia da Aviação que o trágico acidente ocorreu. Oito dos doze aviões, que compunham a formação comandada pelo Capitão Rangel Lima, chocaram no ar ficando despedaçados e os corpos dos infelizes aviadores reduzidos a pequenos fragmentos. Eram 10 horas da manhã quando tudo aconteceu.

Sem comentários: