sexta-feira, setembro 11, 2009

Coimbra cria Centro de Alto Rendimento Desportivo

O Centro de Alto Rendimento de Judo foi ontem apresentado.

Município de Coimbra possui actualmente um conjunto de infra-estruturas desportivas de elevada qualidade, que têm obtido amplo reconhecimento a nível nacional e internacional. Face a esta realidade, a autarquia vai criar o Centro de Alto Rendimento Desportivo- Coimbra ELITE – Excellence in Logistics for Intensive Training and Evaluation in Sport, parte integrante da sua Divisão de Gestão Desportiva, projecto este da maior importância para o Desporto, para a Cidade e para o país.

Luís Providência, Vereador do Desporto, Juventude e Lazer da Câmara Municipal de Coimbra anunciou aquilo que considera ser “um projecto dirigido ao desporto de Alto Rendimento. Um projecto que Coimbra abraça, pela sua centralidade, pela qualidade dos seus equipamentos desportivos, mas também porque de entre os seus cidadãos estão alguns dos melhores do desporto nacional, como é o caso do judoca João Neto aqui presente.” E Coimbra possui igualmente uma elevadíssima qualidade de ensino universitário específico na sua formação desportiva pelo que “é peça chave para o desporto de alto rendimento e para este projecto o laboratório de análise bio cinética do treino, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.” Neste sentido o Coimbra ELITE surge como entidade gestora da oferta dos equipamentos desportivos municipais, potenciando a sua excelência técnica.

A apresentação inicia-se com a modalidade de Judo, mas muitas outras modalidades encontram-se representadas neste projecto. O atleta conimbricense João Neto tem sido, nas palavras do Vereador do Desporto, “um estímulo constante para que a Câmara Municipal de Coimbra avance com este projecto.” O Coimbra ELITE conta aliás, com o apoio e acompanhamento da Associação de Judo de Coimbra e da Federação Portuguesa de Judo.

João Neto afirmou mesmo que o Coimbra ELITE “constitui-se como um apoio sem igual ao alto rendimento desportivo. É um projecto inovador a nível nacional”.

Esta mensagem é corroborada por Amândio Santos, professor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. É com muita satisfação que vê a perspectiva deste centro como controle de treino baseado em critérios científicos que podem significar a diferença entre ganhar e perder.

Jorge Abrantes, chefe da Divisão de Gestão Desportiva da Câmara Municipal de Coimbra, acrescenta ainda que “Coimbra tem um trajecto desportivo e um conjunto de condições físicas e logísticas que permitem acolher na cidade o alto rendimento desportivo, das modalidades, à natação do mais alto nível, não esquecendo os desportos náuticos.”

Depois do CAR de Judo, o remo e a canoagem podem ser as próximas modalidades a ser apresentadas, garantindo o vereador que "Coimbra está em condições de receber todos os mdesportos de pavilhão, natação pura, pólo aquático e actividades náuticas.

Sem comentários: