quarta-feira, dezembro 29, 2010

Presépio em areia em Góis

O Município de Góis promoveu a realização de um presépio em areia de grandes dimensões no Largo Francisco Dias Inácio (Largo do Pombal), trabalhado ao pormenor e cuidado pelo escultor Camarro, durante 34 dias consecutivos.
O presépio em areia é o maior exemplar alguma vez feito no país apenas por um só artista. O Largo do Pombal, local onde foi construído o presépio, foi alvo de constantes visitas durante a sua execução, tanto pelas crianças do 1.º Ciclo pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Góis, a ARCILCAO Pólo de Góis, assim como por inúmeros visitantes que marcaram já a sua presença no Centro Histórico de Góis.
A palavra “presépio”, do latim praesepium, que, entre outros significados, está associada a estábulo ou, por sua vez, à construção que se arma nas festas católicas de Natal e Reis, representando geralmente o estábulo onde terá nascido Jesus Cristo.
É isto mesmo que poderá visualizar no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira. Um extraordinário trabalho de escultura, em grande escala, com a representação artística do nascimento do Menino Jesus num estábulo, acompanhado pela Virgem Maria, S. José, uma vaca e um jumento, entre outras figuras, como um anjo, pastores, ovelhas e Reis Magos.
O Presépio está patente em pleno Centro Histórico da Vila de Góis e poderá ser visitado até ao mês de Janeiro.

Sem comentários: