quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Agenda: Jerónimo de Sousa em Coimbra

No próximo dia 26 de Fevereiro, Sábado, no Auditório do IPJ - Coimbra, o Partido Comunista Português vai realizar um Encontro sobre "Agricultura Familiar e Mundo Rural - Soberania Alimentar para Portugal".
No Encontro vai participar o Secretário Geral do PCP, Jerónimo de Sousa (que e encerrará os trabalhos às 16h45).
O Encontro contará com a participação e intervenção de: Agostinho Lopes (Deputado do PCP na AR), João Ferreira (Deputado do PCP no PE) e de João Frazão (Membro da Comissão Política do PCP) e de representantes de organizações ligadas à agricultura e ao mundo rural.
Esta iniciativa insere-se na campanha nacional "Portugal a Produzir" com o objectivo de afirmar o valor estratégico da produção nacional para o aproveitamento de todas as potencialidades e recursos do país, para a criação de emprego, para o combate é dependência externa, para a afirmação de uma via soberana de desenvolvimento.
Num momento em que se adensam as preocupações face à capacidade de Portugal em garantir a sua soberania alimentar, este Encontro quer ser um grito de alerta e um firme compromisso com o desenvolvimento das potencialidades agrícolas de Portugal.
No âmbito de uma outra política para a agricultura e o mundo rural, a defesa da Agricultura e da Floresta deve constituir uma prioridade das políticas públicas que permita combater o défice agro-alimentar (na ordem dos 4 mil milhões de euros por ano), criar emprego, dinamizar as economias locais e rurais.
A situação actual reclama medidas urgentes no apoio à produção e ao rendimento dos agricultores, na concretização de importantes obras públicas e no integral aproveitamento de outras como o Alqueva, na concretização de um Plano Nacional de (re)Florestação, medida que tenham também como objectivo a concretização de uma nova Reforma agrária nos campos do sul com a liquidação da propriedade latifundiária e a racionalização fundiária pelo livre associativismo no Norte e Centro do país, respondendo assim às questões do emprego, da soberania e segurança alimentar do país.
PCP

Sem comentários: