quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Rita Pereira e Joaquim no Carnaval da Figueira da Foz

O Carnaval de Buarcos / Figueira da Foz sai mais uma vez à Avenida do Brasil, nos dias 6 e 8 de Março, a partir das 14H30, com Escolas de Samba, Grupos Locais e dezenas de Foliões.
As expectativas são fortes assim as condições meteorológicas permitam aos mais de 700 participantes levarem alegria e muita animação aos milhares de espectadores que todos os anos se deslocam à Figueira da Foz para assistir aos corsos.
Rita Pereira, conhecida actriz de televisão numa dupla com o manequim internacional Joaquim, são os Reis do Carnaval 2011. A futura rainha é sobejamente conhecida pelos papéis de actriz que tem representado na Televisão, dos quais destacamos o seu desempenho na telenovela Meu Amor, que ganhou um Emmy para a melhor Telenovela Internacional. Joaquim é um nome forte da moda além fronteiras que marca presença neste Carnaval como figura pública de origem figueirense.
O empenho e criatividade dos Grupos revela-se numa crítica social caricaturada com graça e pouco recatada. São 4 os grupos a concurso:
·         Grupo 1: Varinas e Pescadores
·         Grupo 2: Doce Tentação
·         Grupo 3: A Colmeia do Zé
·         Grupo 4: As Ninfas e os Marinheiros dos Descobrimentos
As Escolas de Samba locais apresentam-se num forte colorido em fantasias que vão brilhar no Desfile Nocturno que se realiza no dia 5 de Março, pelas 22 horas junto ao Jardim Dr. Fernando Traqueia, em Buarcos. Já nos corsos de Carnaval distinguem-se pela imponência das plumas e lantejoulas, pelo forte ritmo da bateria, e pela destreza das jovens sambistas nos seus trajes minimalistas, que não deixam o público indiferente.
·         A Rainha desfile sob o tema: Eu vou-te espantar
·         Novo Império desfila sob o tema: Paraíso de Verdade
·         Unidos do Mato Grosso desfila sob o tema: UMG…é fogo
Presença habitual são também os foliões que este ano organizaram-se nas várias Freguesias do Concelho e vêm integrar os desfiles de Carnaval, interagindo quer com os Grupos a concurso quer com o público presente. Pretende-se com esta acção que os Figueirenses participem activamente no evento e que este Carnaval tenha uma maior intervenção de todas as Freguesias.
A Junta de Freguesia de Buarcos e a Associação Império Jovem apresentam-se com grupos e carros alegóricos determinantes na folia com que se encerram os desfiles do Carnaval. Carismáticos, simpáticos e sempre bem-dispostos, estes foliões cativam a atenção do público e chegam mesmo a arrastar consigo os mais corajosos.
·         A Junta de Freguesia de Buarcos desfila com o carro alegórico: Cú’as Calças na Mão
·         A Associação Império Jovem desfila com o carro alegórico: A Casa dos Degredos
No âmbito da Bolsa de Turismo de Lisboa, a dupla de Reis, Rita Pereira e Joaquim, vão estar presentes no espaço da Turismo do Centro para promoção do Carnaval 2011 da Figueira da Foz.
Num ano em que a criatividade é a mais forte aliada da contenção, a FGT conseguiu realizar mais esta edição do Carnaval com uma redução de 41% em relação ao orçamento de 2010.

Sem comentários: