quarta-feira, março 16, 2011

BV de Penela tornam-se local de recepção de REEE

A Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos assinou um protocolo com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penela, alargando a sua presença no Distrito de Coimbra. Com esta parceria, os munícipes de Penela poderão entregar os seus equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida, gratuitamente, no quartel desta corporação, sendo a primeira Associação Humanitária de Bombeiros do Distrito a tornar-se local de recepção de REEE.
O Distrito de Coimbra passa, assim, a contabilizar um total de 18 locais de recepção para REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos), entre os quais 11 disponibilizam Ponto Electrão.



A acção contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Paulo Jorge Simões Júlio, do Vice-Presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penela, José Carlos Fernandes Reis e do Director do Departamento de Gestão de Resíduos da Amb3E, António Abreu Ferreira, que destaca a importância deste protocolo: “Próximas das populações, as associações de bombeiros voluntários são peças chave no nosso objectivo de consciencializar os portugueses para o correcto encaminhamento deste tipo de resíduos.”


O Presidente da Câmara Municipal de Pelena reforça o papel dos bombeiros na sensibilização da comunidade: “Faz todo o sentido envolver os bombeiros voluntários de Penela neste processo, uma vez que têm realizado um excelente trabalho no que toca à sensibilização ambiental. É com grande satisfação que o Município de Penela faz saber que este processo de recolha de desperdícios electrónicos e eléctricos fica entregue aos Bombeiros Voluntários de Penela, uma vez que têm estado presentes na comunidade com o seu Clube do ambiente e são uma associação com boa aceitação por parte da mesma. Sendo excelentes sensibilizadores da população para a importância da entrega destes resíduos no seu quartel.”


Pequenos e grandes electrodomésticos, computadores e torradeiras, entre outros velhos equipamentos eléctricos e electrónicos podem ser entregues, a partir de agora, nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Penela.


Iniciada em 2008, a recolha de REEE nos quartéis das corporações surge no seguimento do protocolo de cooperação assinado, no mesmo ano, entre a Amb3E e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP). Depois dos Distritos de Évora, Beja, Portalegre, Setúbal, Santarém e Aveiro, e das Ilhas Terceira e São Miguel, a Amb3E continua o seu plano de expansão, agora em Coimbra.

Sem comentários: