terça-feira, março 29, 2011

Figueira da Foz - Unidade de valorização de Resíduos de Construção e Demolição dá os primeiros passos

Uma solução moderna, sofisticada e integrada de triagem e valorização de Resíduos de Construção e Demolição (RCD), que possibilita o seu reaproveitamento em 90 por cento, foi apresentada dia 28 de Março, na Zona Industrial de Ferreira-a-Nova, na Figueira da Foz, durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra.O investimento, de cerca de 3.5 milhões de euros, apresenta uma solução tecnológica ao nível das mais avançadas da Europa que operam, entre outros, em projectos empresariais no Reino Unido, França e Espanha.
“Temos plena consciência que este projecto nasce num cenário de profunda crise económica, nomeadamente do sector da construção civil, e depende, em grande medida do cumprimento da lei”, explica Aníbal Azevedo, presidente do conselho de administração da Guilherme Gonçalves Correia & Filhos. “Apesar de tudo, estamos optimistas, pois temos noção do valor do nosso projecto, e estamos certos de que poderemos contar com o apoio da nossa autarquia, no escrupuloso cumprimento da lei de gestão de resíduos no nosso concelho e na apresentação do nosso projecto, junto das demais autarquias da nossa área de influência”, remata o responsável.
A unidade da RCD, que tem o iníco da laboração previsto para Janeiro de 2012, distingue-se pela amplitude da sua abrangência, uma vez que vai permitir a triagem eficaz de madeiras, metais, inertes (pedras, tijolos), papel, cartão, plástico e resíduos perigosos que tradicionalmente constituem os RCD’s, vulgo entulhos.
Os cidadãos, as câmaras municipais, as empresas de construção e a sociedade em geral são os principais beneficiários desta unidade, que vai criar 15 postos de trabalho e contribuirá para o reforço e introdução de boas práticas ambientais nas empresas, ao mesmo tempo que representa um forte contributo para o cumprimento das metas ambientais nacionais.
O projecto resulta da parceria das empresas Guilherme Gonçalves Correia & Filhos e da Recicom, Reciclagem e Serviços, que têm vocações diferentes e actuam em mercados diferenciados. Possuem, todavia, competências e know-how em áreas complementares que, em conjunto, representam uma consistente mais-valia para este negócio, quer do ponto de vista do conhecimento do mercado, quer ao nível da respectiva capacidade de gestão.
Compromisso ambiental
O sector da construção civil é responsável por uma parte muito significativa dos resíduos gerados em Portugal, situação comum à generalidade dos demais Estados membros da União Europeia, em que se estima uma produção anual global de 100 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição.
A deposição não controlada de resíduos de construção e demolição não é compatível com os objectivos nacionais em matéria de desempenho ambiental, cujas metas — elevadas por via dos compromissos internacionais e comunitários assumidos pelo Estado português — só podem ser atingidas com a introdução de mecanismos e instrumentos tecnológicos avançados que permitam o tratamento e reaproveitamento adequados dos resíduos de construção e demolição.

Sem comentários: