segunda-feira, abril 04, 2011

Marionet vê o seu trabalho novamente reconhecido

O Ministério da Cultura anunciou o apoio à actividade da marionet pelos próximos dois anos na área de cruzamentos disciplinares, repetindo o reconhecimento ao trabalho da companhia na criação teatral contemporânea e no estreitamento das relações entre Arte e Ciência. Depois de ter sido por várias vezes apoiada nos seus projectos por este ministério e de ter sido incluída em importantes projectos como a rede de residências: Experimentação Arte, Ciência e Tecnologia, a companhia viu este ano renovado o apoio sustentado à sua actividade profissional, com extensão para o ano de 2012.
Este apoio representa para a companhia a garantia a médio prazo de poder continuar a desenvolver o seu projecto de criação artística que dá especial atenção aos cruzamentos entre Arte, Ciência e Tecnologia. Projecto que a cidade de Coimbra conhece bem e acompanha desde 2000. Só no primeiro trimestre de 2010 a marionet estreou dois espectáculos inéditos na cidade, Blind Carbon Copy e Lab La Bla.
O impacto do projecto da companhia na região é eminentemente artístico e relativo a qualidade e diversidade da vida cultural da região, mas é também económico. Mais uma estrutura de criação com garantias de financiamento a médio prazo representa a garantia de postos de trabalho e contratação continuada de bens e serviços, incluindo o aprofundar de parcerias e colaborações, como é disso exemplo a recém-inaugurada Casa das Artes da Fundação Bissaya Barreto onde a companhia tem sede partilhando o espaço com as associações culturais Fila K e Camaleão.
A marionet não pode deixar de incluir nesta nota uma referência importante à companhia A Escola da Noite que, tendo visto o seu apoio significativamente reduzido, se vê forçada a interromper no imediato a programação externa do Teatro da Cerca de São Bernardo. Recordamos que a nossa última produção “BCC” teve estreia absoluta neste mesmo Teatro a convite da companhia residente, que ofereceu as melhores condições técnicas e humanas de acolhimento ao nosso trabalho.

Sem comentários: