terça-feira, maio 03, 2011

Aprovado Plano de Emergência e Protecção Civil da Lousã

A aprovação do Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil da Lousã (PMEPC) por parte da Comissão Nacional de Protecção Civil foi ontem publicada em Diário da República.

Assim e dando cumprimento ao disposto na Lei, o referido Plano entra hoje vigor.

Recorde-se que o PMEPC foi elaborado por uma equipa multidisciplinar e teve a aprovação por parte da Comissão Municipal de Protecção Civil da Lousã, constituída por diversas entidades com competências na área da Protecção Civil no Concelho e pela Assembleia Municipal.

Este documento, que obedece a uma estrutura tipo estabelecida pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), define as orientações relativamente ao modo de actuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações de protecção civil no âmbito da ocorrência dos riscos que envolvam ou possam envolver o concelho da Lousã, nomeadamente, Incêndios florestais, Cheias, Vagas de frio e outros.
Segundo o Presidente da Câmara, Fernando Carvalho, “O PMEPC foi elaborado por uma equipa extremamente multidisciplinar com a participação de pessoas com responsabilidade nas operações de emergência. É um documento que define as orientações relativamente ao modo de actuação dos vários organismos em operações de protecção civil. A reposição da normalidade das áreas afectadas constitui outro dos seus objectivos, de forma a minimizar os efeitos de um acidente grave ou catástrofe sobre as pessoas, bens e o ambiente.”

CM Lousã

Sem comentários: