sexta-feira, maio 20, 2011

Coimbra: Exploratório Infante D. Henrique comemora dois anos

O Exploratório Infante D. Henrique, de Coimbra, celebra até domingo o segundo aniversário nas novas instalações com um programa especial de divulgação científica dirigido a crianças, que decorre desde o passado dia 15, com atividades gratuitas.
Nesse âmbito, realiza-se hoje a primeira apresentação pública do filme 3D estereoscópico: “Missão: que anda a água a fazer no corpo humano?”.
No sábado e domingo, as portas estão abertas para as crianças poderem visitar as exposições interativas aí instaladas.

Desde o passado domingo está patente a exposição “Pintar o cérebro”, com base numa interação do Centro de Neurociências com várias escolas básicas e secundárias da região.
A terça-feira passada foi dedicada a um ateliê sénior “Maio, mês do coração. Como vai o seu?”, em colaboração com a Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra, onde os pequenos tiveram a oportunidade de fazer um eletrocardiograma, medir a tensão arterial utilizando módulos interativos da exposição "Em boa forma com a Ciência" e alguns rastreios, como o da glicemia ou o do colesterol.
A tertúlia “Ciência & Religião” teve lugar na quarta-feira, com a participação de individualidades da Ciência, da Filosofia e da Religião, também autores nesta área de cruzamento da Ciência com outras expressões da Cultura: Alfredo Dinis (jesuíta), Alfredo Reis (professor de Filosofia), Armando Ponce de Leão (físico), João Paiva (químico) e Sebastião Formosinho (químico).
O teatro dominou o dia de quinta-feira, com a apresentação de “três peças de teatro (com ciência dentro)”, levadas à cena por grupos de teatro das Escolas Secundária D. Duarte ("Bohra lá adotar uma molécula"), Secundária Quinta das Flores ("Tycho e Companhia") e Instituto de Almalaguês ("Conversas (Para) Normais").

Sem comentários: