sexta-feira, maio 13, 2011

Museus: 40 países aderem à noite de entradas livres em toda a Europa

A Noite dos Museus, que vai realizar-se amanhã, em 40 países europeus, envolve mais de 3.200 museus que abrirão as portas ao público gratuitamente.
Mais de 1.400 desses museus situam-se em França, país que criou a iniciativa, em 2005, segundo a agência AFP. Itália adere com quatro centenas de museus, a Bélgica com 170, a Polónia com 120 e o Reino Unido com uma centena. Em Portugal, o número de instituições, nacionais, municipais e privadas, atinge as centenas.
Esta é a sétima edição da iniciativa europeia, que tem registado cada vez mais adesões. No ano passado, cerca de três mil museus de 39 países participaram no evento. Em Portugal, tem havido uma adesão crescente de museus e palácios tutelados pelo Instituto dos Museu e da Conservação e pela Rede Portuguesa de Museus, dispersos por todo o país.
A maioria dos museus não se limita a não cobrar pelas entradas, mas propõe várias iniciativas culturais. Em Portugal, visitas guiadas, leituras, concertos, ateliês para crianças e animações históricas são algumas das propostas de museus e palácios em todo o país para este sábado, a partir das 18:00.
Patrocinada pelo Conselho da Europa desde 2006 e pela UNESCO desde 2009, a Noite dos Museus tem este ano também o patrocínio do Conselho Internacional dos Museus.

Sem comentários: