quinta-feira, maio 12, 2011

PREPARAÇÃO PARA O PARTO E PARENTALIDADE

A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA NA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE COIMBRA
Inscrições gratuitas para o telemóvel 927 501 115 ou para o correio eletrónico ternaaventura@gmail.com

Preparar o casal para as alterações decorrentes da gravidez, parto e pós-parto, bem como para os cuidados ao recém-nascido, são objetivos do programa "Terna Aventura" que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) inicia já na próxima segunda-feira, dia 16 de maio.


Dirigido a grávidas/casais entre as 28 e as 32 semanas de gestação, este programa de preparação para o parto e parentalidade, composto por sessões educacionais antes e após o nascimento do bebé, pretende promover a autoconfiança e o autocontrolo, ajudando a mulher e o casal a viverem de forma mais tranquila esta experiência de vida.
Durante 22 sessões de uma hora (às segundas e quintas-feiras, das 18h00 às 19h00), os casais vão abordar temas como os direitos parentais, a sexualidade na gravidez e depois do parto, as vantagens do aleitamento materno, a criopreservação de células estaminais do cordão umbilical, o plano de parto, ou o enxoval do recém-nascido (bem como o respetivo banho e massagem).
O curso também contempla, entre outros, exercícios de respiração e de flexibilidade e exercícios com bolas de pilates.
Dez outras sessões (após o nascimento), que deverão começar em setembro, incluirão a partilha de experiências relativamente ao trabalho de parto, à amamentação e ao ajustamento conjugal, assim como exercícios pós-parto.
«Além de se pretender melhorar o bem-estar da grávida/casal, pretende-se contribuir para reforçar o vínculo afetivo pais/filho através de estratégias promotoras de interação e comunicação fetal. A preparação para o momento do parto, através da aprendizagem de formas de autocontrolo da dor, da ansiedade e do medo durante o trabalho de parto, é [também] uma etapa importante», sustentam os docentes responsáveis pelo "Terna Aventura", coordenado por Rosa Moreira.
Colaboram neste programa, cujas sessões terão lugar no Pólo B da ESEnfC (Rua 5 de Outubro, junto ao Hospital dos Covões), estudantes do curso de pós-licenciatura de especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia da Escola de Coimbra.
Os interessados podem inscrever-se gratuitamente através do número de telemóvel 927 501 115, ou do correio eletrónico ternaaventura@gmail.com (neste caso devem indicar nome e número de telefone).

Sem comentários: