quarta-feira, junho 22, 2011

Cantanhede: Marchas populares regressam ao concelho

O colorido e a animação característicos das marchas populares estão de regresso a Cantanhede. A partir de amanhã, 23 de junho, e até segunda, dia 26, haverá desfiles um pouco por todo o concelho.
Este ano, são 12 os grupos participantes nas Marchas Populares do concelho de Cantanhede, mais dois que no ano passado.
Representações de Pocariça, Enxofães, Chorosa, Lagoas/Pedreira, Febres, Vilamar, Serredade, Ançã, Franciscas, Fontinha, Arrôtas e Balsas vão sair à rua com arcos, balões e roupas coloridas, criando um espectáculo de beleza assinalável.
A localidade da Pocariça vai ser a primeira a receber esta cultura popular que é também uma das expressões mais marcantes da cultura portuguesa do último século. O desfile está marcado para amanhã, noite de S. João.

No dia seguinte, sexta feira, os marchantes dividem-se. As representações da freguesia de Febres (Chorosa, Lagoas/Pedreira, Febres, Serredade, Fontinha e Balsas) atuam na sede de freguesia e as restantes (Arrôtas, Franciscas, Ançã, Vilamar, Enxofães, Pocariça) dançam na Praia da Tocha.
Na sexta os grupos voltam a juntar-se, desta vez em Ançã e, no domingo, a Praça Marquês de Marialva, em Cantanhede, recebe o desfile que encerrará a edição deste ano das Marchas Populares.
Como é habitual, cada representação vai apresentar uma temática diferente, à qual são subordinados o guarda-roupa, a letra da canção e a coreografia apresentada.

Sem comentários: