quarta-feira, junho 15, 2011

Coimbra: 4º Congresso Pandemias na Era da Globalização

Um debate que inaugura amanhã, dia 16 de Junho, no Hotel Vila Galé Coimbra, o 4º Congresso Pandemias na Era da Globalização, numa altura em que a bactéria E. Coli já – que eclodiu num dos países mais desenvolvidos da Europa (Alemanha) – já causou mais de três dezenas de mortes e num contexto de crise e fome em Portugal, cuja pobreza estrutural e conjuntural – em conjunto com as dificuldades económicas– fazem temer a explosão de formas multiresistentes de tuberculose.
Três décadas depois de conhecidos os primeiros casos de SIDA no mundo, cerca de 300 especialistas em infecciologia reúnem durante três dias em Coimbra para mais uma análise sobre as pandemias e epidemias que assolam esta “aldeia” global cada vez mais propensa a surtos infecciosos que, em permanência, espreitam a oportunidade para atingir os seres vivos deste mundo.
Espaço ainda para destacar uma das maiores tendências das sociedades globais: o turismo. O gosto pela aventura, a busca pelos destinos exóticos e os riscos inerentes a estas deslocações justificam a realização, em paralelo, do 2º Simpósio sobre Medicina do Viajante. Uma actualização sobre o que deve ser, nos dias de hoje, a consulta do viajante e o plano de vacinação para todos aqueles que planeiam umas férias ou um maior tempo de permanência num destino que possa justificar a prevenção contra a febre-amarela, as hepatites A e B, a febre tifóide, a raiva, a infecção meningocócica, a encefalite japonesa, a cólera, a malária, o dengue, ou outras tantas doenças que afectam todos os que diariamente constituem o tráfego de passageiros entre os diferentes continentes.

Sem comentários: