As demonstrações químicas de Michael Faraday, considerado "um dos cientistas mais influentes de todos os tempos", são reproduzidas amanhã, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.
Na sessão vão ser realizadas, entre outras, demonstrações sobre a pressão atmosférica, a acção do dióxido de carbono sobre as chamas e os efeitos da sua maior densidade em relação ao ar da atmosfera, a deteção deste gás no ar expirado e como produto da combustão e a experiência do efeito do ácido sulfúrico sobre o açúcar - segundo Filipa Oliveira, do Museu da Ciência.
A sessão sobre o que é considerado “um dos primeiros grandes divulgadores da ciência” é a última do ciclo “Faraday no Chimico” e começa às 15h00.
Faraday descobriu diversas substâncias orgânicas, como o benzeno. Produziu os primeiros cloretos de carbono e conseguiu, pela primeira vez, liquefazer gases, entre eles o dióxido de carbono e o cloro, uma descoberta que permitiu o desenvolvimento dos métodos de refrigeração, lê-se numa nota de imprensa.
Sem comentários:
Enviar um comentário