Um espectáculo baseado na obra de Alexandre 0’Neill, sobre Portugal e um modo de ser português, estreia na próxima, quinta-feira em Coimbra, no âmbito do Curso de Teatro e Educação da Escola Superior de Educação (ESEC).Intitulado “Tomai lá do O’Neill”, o espectáculo, com texto e encenação de Filomena Oliveira, revela o olhar do poeta e cronista sobre “um modo de ser português”.
Coprodução do terceiro ano do Curso de Teatro e Educação da ESEC e da companhia O Teatrão, a peça desenrola-se numa repartição pública e num café, “dois ambientes dominantes”, mostrando, por um lado, “o absurdo da burocracia e a atitude passiva” dos utentes, e, por outro, o espaço de conversa “onde se chora a vidinha e onde o poeta escreve o poema”.
O espectáculo é apresentado até 18 de junho na Sala Grande da Oficina Municipal de Teatro.
Alexandre O’Neill “deixou-nos fisicamente há cerca de 28 anos. Mas a sua sátira mordaz, a sua ironia corrosiva, o seu tom escarninho, seco e lapidar, a sua ternura e o seu amor sem esperança por Portugal e pelo sentido de ser português permanecem vivos para nos inquietar, para nos acordar”, segundo o mesmo texto.
Sem comentários:
Enviar um comentário