quinta-feira, agosto 30, 2012

Beleza das Ribeiras de Veiros surpreendem


Ao ritmo da pagaia, vai surgindo uma paisagem natural de canais, valas e esteiros, sapais, juncais e caniçais. A Ria de Aveiro despertou tranquila para acolher, no último sábado de manhã, o IV Passeio BioRia em Kayak pelas Ribeiras de Veiros que trouxe 150 participantes ao município de Estarreja.
Entre repetentes e estreantes, de todas as idades, era muita a vontade em explorar a Ria de Aveiro a bordo de um kayak. Após a concentração na Ribeira de Veiros, e antes de entrar na água, o grupo caminhou até à Ribeira da Moita, o pretendido local de partida. O desafio lançado pela Junta de Freguesia de Veiros e pelo projeto BioRia voltou a ter uma forte procura tendo lotado as vagas no primeiro dia de inscrições.

As coloridas embarcações fizeram-se à água para uma experiência enriquecedora. Ao longo de mais de uma hora, ao mesmo tempo que faziam exercício físico, os canoístas contemplavam um cenário de pura beleza natural. A iniciativa é promovida pela Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal e da SIMRIA.

O passeio dá a conhecer uma parte do percurso pedonal e ciclável das Ribeiras de Veiros. Com o seu início na Ribeira Nova, o trajeto de 7 km passa pelas várias Ribeiras de Veiros (Nova, Veiros, Moitela, Tralhinha e Moita), terminando no histórico Esteiro de Estarreja que foi no século passado o segundo maior porto de Sal da Ria de Aveiro.

Até à próxima edição do Passeio pelas Ribeiras de Veiros, os interessados em passear nos canais da Ria em kayak podem fazê-lo em Salreu. Os equipamentos são alugados no Centro de Interpretação Ambiental do BioRia.

Sem comentários: