terça-feira, setembro 11, 2012

Biblioteca Municipal de Cascais reabre com festa para a população


Reabre ao público dia 15 de setembro a Biblioteca Municipal de Cascais – Casa da Horta da Quinta de Santa Clara.
Com espaços exteriores e salas de leitura renovados, a reabertura da biblioteca é marcada por uma festa para todos os múnícipes que vai durar todo o dia.

Com mais postos de trabalho em todas as suas áreas: multimédia, salas de leitura para adultos e salas infantil e juvenil), acesso à internet sem fios e uma coleção com muitas novidades, a renovada Biblioteca Municipal de Cascais assinala o dia de reabertura na companhia dos seus leitores, com uma série de iniciativas para promover a exploração do espaço e dos seus múltiplos serviços. Com a (re)abertura da biblioteca, os serviços que estiveram temporariamente deslocados na Loja Geração C de Cascais regressam à casa-mãe, na Casa da Horta da Quinta de Santa Clara.

De manhã, em parceria com a Cerjardins, serão dinamizadas várias atividades para famílias em torno da horta pedagógica: ateliês, colheitas das culturas de verão e instalação das culturas de inverno. A partir das 17h00, o Teatro do Biombo promove sessões de leituras encenadas de diversas histórias.

Ainda no dia 15, poderá aproveitar para se inscrever na comunidade de leitores orientada pela escritora e crítica literária Helena Vasconcelos, que, a partir de 11 de outubro, se reunirá na biblioteca uma quinta-feira por mês, pelas 18h30. Sob o sugestivo tema “A Reivindicação do Amor”, partir-se-á à (re)descoberta de obras emblemáticos como “Amor de Perdição”, o clássico de Camilo Castelo Branco, “O Grande Gatsby”, de Scott ou “Expiação”, de Ian McEwan.

Inaugurada a 25 de janeiro de 2001, a Biblioteca Municipal de Cascais - Casa da Horta da Quinta de Santa Clara tem uma localização privilegiada mesmo no centro da vila de Cascais, perto da estação de comboios e do terminal rodoviário. Outrora integrado na antiga Quinta de Santa Clara, o edifício pertence ao município desde 1949, tendo permanecido arrendado a particulares até à decisão de instalação da primeira biblioteca municipal integrada na Rede Nacional de Bibliotecas de Leitura Pública.

A adaptação do espaço às suas novas funções requereu então profundas obras de reconversão, que originaram salas luminosas, convidativas a uma leitura sossegada, disponibilizando também um agradável jardim com esplanada onde é possível ler e estudar ao ar livre, espaços que agora foram requalificados e preparados para responder a novos desafios tecnológicos.


A Rede de Bibliotecas Municipais de Cascais é atualmente composta por três unidades: a Biblioteca Municipal Casa da Horta da Quinta de Santa Clara, em Cascais; a Biblioteca Municipal Infantil e Juvenil, localizada no Parque Marechal Carmona, igualmente em Cascais; e a Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana. Todas as bibliotecas dispõem, entre outros, de serviços de consulta de livros, periódicos e multimédia, com destaque para o catálogo especializado de publicações referentes ao concelho de Cascais; empréstimo domiciliário (de livros e multimédia) e interbibliotecas, mediante inscrição como leitor da Rede; e acesso gratuito à internet, quer nos computadores locais, quer através da rede sem fios.

O catálogo das Bibliotecas Municipais de Cascais está também acessível online no endereço: www.cm-cascais.pt/catalogobibliotecas e, através dele, todos os interessados podem efetuar pesquisas para saber se o título ou autor que procuram estão disponíveis na coleção. Aos leitores inscritos é dada a possibilidade de gerir os seus dados pessoais, proceder a reservas e apresentar sugestões para a aquisição de títulos.

Sem comentários: