Praia das Furnas |
As praias das Furnas e Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira, são duas das sete praias eleitas “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, prova e reconhecimento da qualidade ambiental e paisagística da costa odemirense e do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
O concelho de Odemira congratula-se com os resultados desta votação popular, que elegeu duas praias odemirenses e que coloca definitivamente Odemira no mapa dos melhores roteiros turísticos e ambientais. Na categoria de Praias de Rios, foi eleita a Praia das Furnas, na freguesia de Longueira/Almograve, junto à foz do Rio Mira, enquadrada pelos finos areais, verde da serra e frente ao casario de Vila Nova de Milfontes. Na categoria de Praias Urbanas, recebeu o título a Praia da Zambujeira do Mar, encaixada entre altas falésias e a aldeia com o mesmo nome e que tem para muitos o melhor pôr-do-sol, enquadrado na monumental rocha “Palheirão”, conhecendo ampla notoriedade conferida pelo mediático Festival Sudoeste. Ambas as praias são contempladas, desde 2008, com os galardões “Bandeira Azul” e “Praia Acessível”.
O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina é o grande vencedor com três praias galardoadas, pois além, das Furnas e Zambujeira do Mar, também a Praia de Odeceixe, no Município de Aljezur, no limite entre Odemira e Aljezur, ou seja, entre o Alentejo e o Algarve, foi eleita na categoria de Praias de Arribas. Numa curta distância, podem ser visitadas três praias eleitas maravilhas, bem como muitas outras que não se ficam atrás em qualidade.
O Alentejo foi mesmo a única região a eleger duas praias. Juntam-se Trás-os-Montes e Alto Douro, com a Praia da Ribeira, na Albufeira do Azibo (concelho de Macedo de Cavaleiros), na categoria Praias de Albufeiras e Lagoas; a melhor praia na categoria de Uso Desportivo recaiu sobre o Guincho (concelho de Cascais, na região de Lisboa); nas Regiões Autónomas foram galardoadas as praias de Porto Santo (Madeira), nas Praias de Dunas, e a Lagoa do Fogo (Ilha de S. Miguel, Açores), nas Praias Selvagens.
A lista das “7 Maravilhas - Praias de Portugal” resulta do voto efetuado através de telemóvel ou Internet, entre 21 praias finalistas (onde o Alentejo já liderava, com quatro nomeações, seguido do Algarve, Beira Interior e Lisboa e Setúbal com três cada). A organização contabilizou 621.802 votos.
O concelho de Odemira recebeu ainda outro prémio. Um grupo de alunos do Colégio Nossa Senhora da Graça de Vila Nova de Milfontes venceu o concurso escolar “7 Mandamentos”, para criar códigos de conduta e de sustentabilidade para as Praias de Portugal, um desafio lançado às Eco-Escolas pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), no âmbito do projeto “7 Maravilhas – Praias de Portugal”.
O anúncio público das “7 Maravilhas – Praias de Portugal” aconteceu no dia 8 de setembro, numa cerimónia transmitida em direto pela RTP, a partir de Troia e que, envolveu quatro meses de pré-produção e 250 profissionais. O cenário foi criado com três mil toneladas de areia, esculpida por 20 escultores internacionais. Composto por sete atos, o espetáculo denominado "A mensagem", mais do que uma celebração das praias de Portugal, foi um apelo à responsabilidade ambiental. A cerimónia evocou as memórias das descobertas, da ligação de Portugal ao mar e do imaginário que todos temos da praia ao longo da vida.
Sem comentários:
Enviar um comentário