quinta-feira, setembro 20, 2012

Rebentamento de conduta na cidade da Lixa


A autarquia está a proceder a obras de reposição da Rua Dr. Leonardo Coimbra - (Cerdeira das Ervas), que surgem na sequência do rebentamento de um ramal de água e posterior infiltração de água no solo que provocou o aluimento de terras numa extensão significativa.
O ramal esteve vários dias a verter e não foi detetado, porque o prédio onde estava ligado não estava a utilizar água pública, não tendo aflorado a água no pavimento da via, provavelmente devido à infiltração da água em minas existentes no local, que provocaram o arrastamento de finos e consequentemente o aparecimento de grandes crateras no subsolo.
Após a passagem de dois camiões, a via cedeu, tendo os mesmos ficado atolados e enterrados no local, tendo sido necessário realizar o transvase da carga dos camiões e com ajuda de equipamento tirar os camiões das crateras.
As obras de reposição iniciaram após a derrocada e estarão concluídas em breve, dada a urgência de garantir o acesso dos moradores às habitações e de permitir abrir o transito nesta via, de um só sentido, de grande importância para a cidade da Lixa, que não possui alternativas para a circulação do transito no sentido Nascente – Poente, minimizando assim os constrangimentos de trânsito que este imprevisto veio causar.
A intervenção que está em curso passa por levantar o pavimento em paralelos e betuminoso, efetuar trabalhos de terraplanagem, retirando-se as terras instáveis, reforçar as ligações das condutas existentes, substituir as terras retiradas por “tout-venant”, devidamente compactado e repor os pavimentos.
Prevê-se que os trabalhos ficarão concluídos durante a próxima semana.



Sem comentários: