terça-feira, outubro 16, 2012

3ª Gala da Inclusão decorre no dia 8 de dezembro

Decorreu ontem, dia 15 de outubro, no auditório da sede do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), a apresentação da terceira edição da Gala da Inclusão, que terá lugar no dia 8 de dezembro, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, pelas 21h30, numa parceria entre aquele Instituto e a Câmara Municipal de Leiria.
A III Gala da Inclusão, integrada na Campanha “Mil Brinquedos, Mil Sorrisos”, pretende comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, além de distinguir boas práticas na área da inclusão, e de finalizar a etapa de 2012 da campanha dos brinquedos adaptados, através da entrega dos mesmos a diversas entidades a nível nacional.

Na ocasião, Lurdes Machado, Presidente da Câmara Municipal de Leiria em regime de substituição, afirmou “ser uma honra para a Autarquia associar-se a este evento desde a primeira hora, dado tratar-se de uma gala única e diferenciadora no país, que promove Leiria”.
A autarca abordou ainda os dois principais objetivos desta Gala, que são a comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e a divulgação das boas práticas que se levam a cabo na área da inclusão.
Célia Sousa, Coordenadora do Centro de Recursos de Inclusão Digital do IPL, e uma das principais impulsionadoras deste projeto, apelou à doação de mais brinquedos para posterior adaptação, tendo referido que nos últimos quatro anos já foram adaptados três mil brinquedos.
Esteve também presente Luís Lima Santos, Vice-Presidente do IPL, que destacou o Alto Patrocínio da Primeira Dama, Maria Cavaco Silva, relativamente a esta Gala e agradeceu à autarquia leiriense a parceria neste evento, para além de realçar a visibilidade dada à Campanha Mil Sorrisos, Mil Brinquedos.
A Gala da Inclusão atribui os seguintes prémios: media, investigação aplicada, boas práticas no mundo da inclusão, cultura, desporto e lazer, acessibilidades e mérito regional.
O júri que escolhe os projetos a premiar na III Gala da Inclusão é composto por Rui Carreteiro, representante dos pais de crianças com deficiência, Adalberto Fernandes, do Instituto Nacional para a Reabilitação, e Jorge Fernandes, da Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Sem comentários: