quarta-feira, outubro 17, 2012

Aveiro dá a conhecer um novo ícone da gastronomia local

Esta quinta-feira, 18 de outubro, o município de Aveiro irá apresentar aquele que vai passar a ser promovido junto dos turistas como o novo ícone da gastronomia local: o “Ensopado à Marnoto”. A apresentação da iniciativa irá decorrer às 15h00 no Mercado do Peixe, em Aveiro.

Esta iniciativa, que conta com a colaboração dos empresários da restauração local, insere-se no projeto “Prove Aveiro”, criado pela APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo, em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro e com a Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro (EFTA), e que tem como objetivo potenciar o reconhecimento da gastronomia local junto dos turistas.

À semelhança da estratégia definida pelo programa “Prove Portugal” criado pelo Turismo de Portugal, a APHORT pretende, a nível local, identificar e promover, em cada concelho, um prato que, pela sua ligação à história e tradição da cidade, passe a ser reconhecido como um ícone gastronómico representativo do município em questão.

A escolha de Aveiro recaiu numa receita surpreendente, confecionada a partir de um conjunto de produtos da região, tais como o robalo, o bacalhau, a salicórnia e o mexilhão, numa combinação de sabores que reflete a imagem e a frescura daquela que é conhecida como a cidade da água.

O novo prato poderá ser degustado já este mês em 25 restaurantes locais, devidamente referenciados como os “restaurantes Prove Aveiro”.

Sem comentários: