quinta-feira, novembro 22, 2012

MUNICÍPIO DE PENACOVA PROMOVE SAÚDE ORAL ATRAVÉS DE CONTOS INFANTIS


"Uma higiene adequada e uma alimentação saudável podem ser aprendidas através de formas mais cativantes e atrativas, com benefício para as crianças", é nisto que acredita Fernanda Veiga, vereadora da Cultura do município de Penacova. Por esta razão o município aderiu à iniciativa de promoção da saúde oral nas bibliotecas escolares. Como já aconteceu antes com outros alunos, as crianças do jardim de infância de Figueira de Lorvão estiveram esta manhãna  Biblioteca Municipal de Penacova para ouvir a história “Palmira, a ovelha comilona”.



Sob a forma de uma narrativa muito simples protagonizada por animais, esta história dá conta das consequências negativas de uma alimentação pouco saudável combinada com a não prática de exercício físico. Palmira, a ovelha protagonista, ao ser confrontada com o seu problema de obesidade, vai encetar um programa de recuperação que acabará por incluir todos os animais da quinta. Descobrindo as vantagens de uma alimentação equilibrada, a ovelha descobre outros prazeres além da comida em excesso.
Para ensinar as crianças a gostar e manter uma higiene e alimentação saudáveis, as técnicas leram o “Poema dos dentes lavados”, para que os pequenos decorarem e ao mesmo tempo se divirtam.
Este ano a Biblioteca Municipal está a desenvolver o projeto SOBE (Saúde oral nas bibliotecas escolares). Trata-se de um projeto realizado em parceria com a Direção – Geral da Saúde, Plano Nacional de Leitura e a rede de Bibliotecas Escolares que pretende ligar a saúde oral, a literacia e as bibliotecas.

Sem comentários: