sexta-feira, dezembro 14, 2012

Assembleia Municipal de Aveiro acolheu apresentação do livro “Aveirenses Ilustres”


A sala do plenário da Assembleia Municipal de Aveiro abriu, ontem, 13 de dezembro, as suas portas para promover a apresentação do livro “Aveirenses Ilustres - ciclos de conferências”.
A apresentação da obra esteve a cargo do historiador Delfim Bismarck e contou ainda com a presença e participação do Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, Miguel Capão Filipe, do Vice-Presidente da Autarquia aveirense, Carlos Silva Santos e do Presidente da Junta de Freguesia da Vera Cruz, João Barbosa.

O livro “Aveirenses Ilustres – ciclos de conferências”, editado pela Junta de Freguesia da Vera Cruz com a coordenação científica e editorial da Câmara Municipal de Aveiro, traduz, em texto e imagem, os 1º e 2º Ciclos de Conferências de Aveirenses Ilustres, realizados entre outubro de 2007 e julho de 2009, e promovidos pela Divisão de Museus e Património Histórico da Câmara Municipal de Aveiro.
Para João Barbosa, Presidente da Junta de Freguesia da Vera Cruz, responsável pela edição da publicação, “a importância da preservação da memória cultural aveirense, através da memória de 25 ilustres personalidades que marcaram a história de Aveiro, não podia deixar indiferente a Junta de Freguesia que sempre teve uma preocupação especial com o património cultural aveirense”.

A obra retrata as intervenções dos diversos conferencistas que nos dois primeiros ciclos de conferências, realizados no Museu da Cidade, destacaram o papel que vários ilustres aveirenses tiveram na história, cultura e desenvolvimento de Aveiro, com o objetivo de divulgar elementos da história e reforçar a identidade local.

Sem comentários: