segunda-feira, dezembro 17, 2012

Prémios Associação Portuguesa de Museologia


ROTEIRO DOS MUSEUS DA REGIÃO CENTRO GANHA PRÉMIO DE INFORMAÇÃO TURISTICA
O Roteiro dos Museus e Espaços Museológicos na Região Centro, uma publicação editada em 2010 pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), foi hoje distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) com o Prémio “Informação Turística”.

O livro «Roteiro dos Museus e Espaços Museológicos da Região Centro», coordenado por Ana Santiago Faria, é o fruto do esforço de recenseamento das estruturas museológicas da Região, apresentando-se mais de três centenas de espaços, desde os museus da Região que pertencem à Rede Portuguesa de Museus, a pequenos espaços de recolha etnográfica local. O roteiro pode ser consultado em http://roteiromuseus.ccdrc.pt/book/index.html#/1/ ou através do Site "Roteiro dos Museus e dos Espaços Museológicos da Região Centro", disponível em http://roteiromuseus.ccdrc.pt.
Para Pedro Saraiva, presidente da CCDRC, «este é mais um reconhecimento público da qualidade do trabalho e das edições (mais de 400 documentos) publicados pela CCDRC, neste caso concreto fazendo juz ao excelente conjunto de espaços museológicos existentes na Região Centro de Portugal. Com este prémio esperamos ver reforçada a merecida notoriedade do roteiro, e também por via disso reforçar o número de visitas efetuadas aos museus do Centro de Portugal. Através de protocolos firmados com a Direção Regional da Cultura e com a Entidade Regional de Turismo, a propósito deste projeto, procura-se manter atual e consistente a informação disponibilizada na obra, ao mesmo tempo que é facultada aos agentes turísticos e a quem nos visita. Está assim de parabéns a CCDRC, mas também a museologia da Região Centro».
A APOM é uma associação científica e profissional de utilidade pública que nasceu em 1965, que visa desenvolver e realçar a importância do papel desempenhado pelos museus e pela profissão museológica promovendo, assim, o conhecimento da museologia nos domínios científicos e técnicos. Desde 1997, a APOM tem vindo a premiar a excelência da museologia portuguesa através da atribuição anual dos Prémios APOM, que inclui na sua estrutura 23 categorias.

Sem comentários: