6 de Junho _ Galeria Almedina _ 21h30 _ Grupo de Fado ALMA MATER
Grupo ALMA MATER é o próximo grupo de fados a integrar a iniciativa “Noites da Canção de Coimbra” que anima regularmente as noites da cidade, fazendo daquele género musical, ex libris da cultura coimbrã e um dos melhores cartões de visita que Coimbra oferece aos turistas. Organizado pela Autarquia de Coimbra, através do Departamento de Cultura, o espectáculo pelo Grupo de Fados ALMA MATER decorre na Galeria Almedina, às 21h30, no próximo Sábado (6 de Junho).
O “Alma Mater” foi criado em Setembro de 1989. Os seus actuais elementos têm proveniência das escolas de fado da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, da Tuna Académica da Universidade de Coimbra e do Orfeon Académico da Universidade de Coimbra.
Durante toda a década de 90, participou em todas as Serenatas da Queima das Fitas, Serenatas das Festas das Latas e Imposição de Insígnias, Serenatas dos Centenários das várias Repúblicas, em saraus, Récitas de Quintanistas e Festas Académicas.
O grupo editou o seu primeiro disco, de nome “Alma Mater”, composto por temas ditos clássicos, em 1995. Participou, em 1994, no disco “Baladas, Fados e Guitarradas de Coimbra”, com dois temas de sua autoria, o “Fado do Desalento” e o “Fado da Rainha Santa”, no disco “Secção de Fado Apresenta” com dois temas inéditos, gravados ao vivo na Serenata Monumental, “Canção dos Anjos” e “Desilusão de um poeta”, em 1998, e em 2000, no disco “Mais Académica”, com outro inédito, a “Balada da Despedida de Engenharia Informática” de 1999.
Musicalmente, é composto por três naipes: as violas de António Paulo Lopes e Rui Namora; as guitarras de Coimbra de Fernando Dias Marques e Nuno Cadete, estando o Canto a cargo de Carlos Pedro e Nuno Correia da Silva.
NOITES DA CANÇÃO DE COIMBRA em JUNHO:
Dia 9 Pátio/GaleriaAlmedina Velha Cabra
Dia 13 Pátio da Inquisição Coimbra de Sempre
Dia 16 Adro da Igreja de Santa Cruz Minerva; Verdes Anos
Dia 20 Quebra-Costas Torre d’Anto
Dia 23 Rua D. João III/Dolce Vita Canção de Coimbra
Dia 27 Terreiro de Santa Clara-A-Nova Grupo Etnográfico do Brinca; Alma Mater
Dia 30 Pátio da Inquisição Minerva; Verdes Anos
Sem comentários:
Enviar um comentário