Chanfana junta concelhos à mesa para definir candidatura às 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa
Reconhecida como um prato gastronómico de excelência e superior qualidade, a Chanfana é candidata às 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa. E, porque a Chanfana não é exclusiva de um só concelho ou Município, a candidatura será apresentada em conjunto por 4 concelhos, Vila Nova de Poiares, Miranda do Corvo, Góis e Lousã, para além de outros municípios que também foram convidados a participar neste projecto, dando ainda mais força à candidatura deste prato que, só por si, reúne todas as características para ganhar.
A decisão foi tomada num jantar em Vila Nova de Poiares, onde o Município em parceria com a Confraria da Chanfana, juntou à mesa os concelhos vizinhos para, em conjunto, definirem estratégias do lançamento desta candidatura.
Para a excelência desta iguaria, absolutamente divinal, contribuem vários factores como a especificidade da alimentação do gado caprino desta região, que exerce grande influência na qualidade da carne de cabra, a par de outras propriedades específicas dos caçoilos de barro, do vinho de boa qualidade e do forno tradicional de lenha.
A tudo isto junta-se a mestria das mãos treinadas pelos saberes ancestrais, transmitidos de geração em geração, da arte de bem cozinhar a Chanfana - que, nesta região, assume o seu expoente máximo - resultando num prato que é muito mais do que gastronómico, é a verdadeira afirmação dos valores da cultura e da tradição de um povo e de uma região.
No final da reunião, onde estiveram os quatro municípios referidos, foi consensual que os dados estão lançados para que, em Setembro, quando forem anunciados os vencedores, seja feita justiça à excelência desta iguaria elevando a Chanfana ao patamar de Maravilha da Gastronomia Portuguesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário