quinta-feira, agosto 23, 2012

Santo Tirso: INVESTIMENTO DE 200 MIL EUROS

CONCLUÍDA A REQUALIFICAÇÃO E BENEFICIAÇÃO DA RUA 5 DE OUTUBRO E TRAVESSA 5 DE OUTUBRO

Duzentos mil euros foi o valor da intervenção na Rua 5 de Outubro e Travessa 5 de Outubro, na cidade de Santo Tirso, naquela que é mais uma importante obra para a consolidação do núcleo da sede do concelho e que complementa e reforça a sua centralidade. Este conjunto de intervenções faz parte duma estratégia global de requalificação, donde se podem destacar outras obras, pelo bom exemplo que representam, como é o caso do Largo do Tribunal.

O carácter da intervenção seguiu o figurino habitualmente usado pela Câmara Municipal de Santo Tirso para este tipo de requalificação no centro da cidade, utilizando materiais característicos da região, nomeadamente blocos (cubos) de granito para a pavimentação das zonas de circulação, quer de peões, quer de automóveis, dignificando, com um desenho urbano sóbrio e com identidade, o espaço intervencionado.
Em complemento, como tem sido hábito, aproveitou-se a intervenção para reformular e instalar as infraestruturas básicas essenciais, como a iluminação pública, drenagem de águas pluviais e residuais, distribuição pública de água, etc.
A Requalificação Urbana da Cidade de Santo Tirso tem outro bom exemplo: a Praça General Humberto Delgado e Rua Nuno Álvares Pereira. Neste investimento, avaliado em cerca de um milhão e duzentos mil euros, a Câmara Municipal de Santo Tirso, pretendeu alcançar a revitalização duma parte substancial do “coração” da Cidade e a requalificação duma zona que já não era sujeita a qualquer intervenção, desde que ali foi construído o Tribunal, há mais de cinquenta anos.

Na demanda permanente de fazer mais e melhor, estão já previstos novos investimentos para a cidade, como é o caso da conceção e estudo prévio destinado à Requalificação da Praça Camilo Castelo Branco e áreas adjacentes. A solução encontrada irá permitir, não só requalificar esta importante zona da cidade, como também acabar com os constrangimentos viários de entrada em Santo Tirso.

Sem comentários: