quarta-feira, agosto 22, 2012
UMinho envolvida em projeto europeu para ensino pré-escolar e 1º ciclo
“Creative Little Scientists” é um estudo que visa a inserção criativa das ciências e da matemática
Promover a criatividade através da ciência e da matemática em idade pré-escolar e no primeiro ciclo é o enquadramento do “Creative Little Scientists” (CLS), projeto europeu coordenado em Portugal pela Universidade do Minho. O estudo envolve a Escola de Ciências (ECUM) e o Instituto de Educação da academia minhota, para além de mais dez universidades europeias, e é apoiado financeiramente pela Comissão Europeia no âmbito do Sétimo Programa-Quadro.
A sua área de intervenção é o estudo e a coordenação de ações de avaliação do estado do ensino da matemática e das ciências no ensino pré-escolar e no 1º ciclo, apontando para a proposta de novas direções que englobam o desenvolvimento de competências criativas nestes níveis etários. O objeto de estudo incide nos nove países da amostra: Alemanha, Bélgica, Finlândia, França, Grécia, Inglaterra, Malta, Roménia e Portugal.
Segundo Manuel Filipe Costa, coordenador nacional da iniciativa e professor do Departamento de Física da ECUM, “a ciência e a matemática, assim como a criatividade e a inovação são áreas reconhecidas como de importância fundamental para a desenvolvimento na Europa”, pelo que o seu fortalecimento é uma prioridade vital. O projeto Europeu FP7 CLS constitui um contributo oportuno para uma melhor compreensão do potencial disponível ao nível do ensino da ciência e da matemática, compartilhável de forma criativa, na educação pré-escolar e escolar primária (com crianças até aos oito anos de idade).
O projeto termina em março de 2014 e visa “dotar a Europa de uma ideia clara quanto às potencialidades e oportunidades de inserção da ciência e da matemática na aprendizagem, com o desenvolvimento de habilidades criativas, nos primeiros anos da formação das nossas crianças”. Por outro lado, “pretende ainda transformar o conhecimento gerado em diretrizes políticas, orientações curriculares, manuais e outros instrumentos para a formação de professores nestas perspetivas e nos vários contextos europeus”.
Os trabalhos do CLS farão avaliação de resultados e proporão um conjunto de princípios e orientações concretas para a formação de professores, para além de programas de desenvolvimento, baseados no aprofundamento da introdução do estudo da ciência e da matemática na aprendizagem nos primeiros anos de educação escolar. Este conjunto de instrumentos será amplamente difundido e divulgado, com vista a influenciar desde as decisões políticas e tutelares, até aos profissionais da educação na aplicação direta dos princípios do ensino. Para atingir os objetivos, o consórcio de investigação projetou a realização de observações, a recolha de elementos de pesquisa comparativa e o desenvolvimento de estudos de campo, entre outras iniciativas.
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