A Câmara Municipal de Leiria e o Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes homenagearam, ontem, os combatentes nascidos e residentes no concelho que participaram em missões no estrangeiro ao serviço da Pátria, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Paulo Braga Lino.
“Esta homenagem vai perpetuar a vossa dedicação e o vosso sacrifício, de que legitimamente nos orgulhamos, e que sempre esteve acima de ideologias ou interesses”, afirmou Raul Castro, Presidente da Câmara Municipal de Leiria (CML). “A vossa experiência de vida é um exemplo enriquecedor para as novas gerações mais novas, como testemunho da importância de valores como o mérito, a honra, a solidariedade, o sentido gregário, a família e o País.”
Como representante máximo da CML, Raul Castro recebeu um louvor das mãos do Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes, pelos “extraordinários apoios que tem prestado ao Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes”, de que são exemplo esta cerimónia, o Monumento ao Combatente e o Monumento em Homenagem à Mulher do Combatente.
Durante o evento, que decorreu no Largo 5 de Outubro, foram homenageados cerca de 300 combatentes de diversas freguesias do concelho, que receberam uma placa comemorativa dos Presidentes de junta de freguesia respetivos. Foram ainda distinguidos com medalhas comemorativas das Forças Armadas os ex-combatentes Manuel Matias e João Andrade.
Paulo Braga Lino destacou a “dedicação e coragem dos combatentes”, que usou como exemplo de como se deve encarar o futuro com “confiança e esperança”. Já o Tenente-Coronel Ley Garcia, Presidente do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes, disse acreditar que a cerimónia contribuiu para a “manutenção e fortalecimento do Espírito de Corpo existente entre oscombatentes e a população a que pertencem”.
Sem comentários:
Enviar um comentário