terça-feira, abril 14, 2009

Investigadores da FCTUC estudam obras de arte do século XVI

Aplicar técnicas da física no estudo de obras de Arte. Um desejo que levou Francisco Gil, Físico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), a reunir uma equipa multidisciplinar composta por outros Físicos, Químicos, Geólogos e Historiadores da Arte da Universidade de Coimbra, e especialistas em Conservação e Restauro do Museu Nacional Machado de Castro, e a avançar com um projecto de investigação sobre obras de arte do século XVI, concretamente as obras dos Mestres de Ferreirim e da oficina de João de Ruão.
Os investigadores analisaram, caracterizaram e compararam a obra das duas oficinas de artistas, ao longo dos últimos quatro anos. As conclusões da investigação “são um contributo importante para a evolução da história da arte. Permite mostrar a riqueza que se vivia na época, a qualidade dos materiais, o gosto e o nível de vida dos artistas. João de Ruão usava por excelência ouro, vermelhão e lápis-lazúli, enquanto os mestres de Ferreirim utilizavam materiais mais pobres”, ilustra o coordenador do estudo.
Os investigadores vão agora iniciar o estudo das obras escultóricas do mestre Pêro, artista do século XIV, em particular os túmulos da Rainha Santa Isabel e da sua neta Isabel para, posteriormente, estabelecer a ligação aos túmulos da família da rainha, em Aragão. Este projecto será desenvolvido em parceria com as Universidades da Beira Interior, de Barcelona e de Florença.

Sem comentários: