segunda-feira, abril 27, 2009

CONFIDÊNCIAS: Sab.(25Abr) 13h / Dom.(26Abr) 23h

Augusto José Monteiro Valente
(Coimbra 16 de Abril de 1944)

Major-General do Exército, na situação de reserva.

Nasceu em Coimbra, em 16 de Abril de 1944, e reside nesta cidade.

Concluiu o Curso da Academia Militar, ramo Infantaria, em 1966.

Cumpriu duas comissões na guerra colonial: em Angola, como alferes (1967), e na Guiné, como capitão e comandante de Companhia de Caçadores Independente (1970 – 1972).

Habilitado com os cursos profissionais de Operações Especiais, Topografia, Cartografia e Fotogrametria, Comando e Estado-Maior, Operações Não Convencionais, Comando e Direcção. Possui também o curso de Auditor da Defesa Nacional.

Licenciado em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, possui a pós-graduação em Estudos Europeus, pela Faculdade de Direito da mesma Universidade.

Desempenhou, entre outros, os cargos profissionais de Comandante do 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado da Brigada Mista Independente, Comandante do Centro de Instrução de Operações Especiais, Inspector do Comando da Região Militar do Norte, 2 º Comandante da Brigada Ligeira de Intervenção, 2 º Comandante do Campo Militar de Santa Margarida, Comandante da Brigada Territorial N º 5 da GNR, Inspector-Geral e 2 º Comandante-Geral da GNR.

«Capitão de Abril», assumiu em 25 de Abril de 1974 o comando do Regimento de Infantaria N º 12, na cidade da Guarda, e ocupou a fronteira de Vilar Formoso.

Agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Para além de vários louvores e outras condecorações, possui as medalhas militares de Mérito Militar (3ª, 2 ª e 1 ª Classes), Serviços Distintos (Prata) e a Ordem de Avis (Cavaleiro e Comendador).

Sócio fundador da A25A, é actualmente Presidente da Direcção da Delegação do Centro, em Coimbra.

Investigador associado do Centro de Documentação 25 de Abril, colaborador informal do Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX, colabora também em várias revistas e jornais, com artigos sobre história militar, geopolítica e geoestratégia e política geral.

Autor da obra “General Sousa Dias – Militar, Republicano, Patriota”, edição da Câmara Municipal da Guarda, colecção Gentes da Guarda, N º 6, 2006.
Para ouvir também aqui, a partir de domingo.

Sem comentários: