domingo, abril 26, 2009

A Liberdade

Está tudo dito sobre o 25 de Abril. Mas na ressaca de mais um aniversário sobre a data que mudou o país, vou partilhar convosco uma expressão que me ficou no ouvido, neste fim-de-semana, e que vou aqui deixar para que possam também reflectir sobre ela.
Um senhor, cuja aparência deixava adivinhar que terá vivido tanto no estado novo, como neste novo estado que é o democrático, respondia a uma questão lançada pelo Rádio Clube, em Coimbra, sobre o que resta do 25 de Abril. A certa altura, e rematando a resposta, desabafou: Sabe, a democracia é bonita. Só faltam os democratas...

A propósito, recordo agora uma data não muito distante. 20 de Outubro de 2004. Decorria uma reunião de Senado da Universidade de Coimbra para aprovar a propina máxima (880,11€). Os estudantes manifestaram-se. 35 anos depois da crise de 1969, a polícia voltou a ser chamada para reprimir as manifestações de descontentamento.
Vários alunos foram agredidos e um acabou detido.

“Os estudantes senadores consideram que os acontecimentos do passado dia 20 violaram os conceitos de autonomia e democracia ao ter sido chamada a polícia à Universidade de Coimbra". Deste modo, "assistiu-se a um retrocesso no processo democrático em Portugal”.
Miguel Duarte - presidente da DG/AAC - acabra.net - 3 de Novembro de 2004

Sem comentários: