terça-feira, agosto 04, 2009

EXPOFACIC 2009: 408 mil visitantes

A edição 2009 da Expofacic – Exposição-Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede-Festas do Concelho atingiu – no total – os 408 mil visitantes.
O presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, João Moura, afirma que a Expofacic 2009 “ultrapassou as expectativas que tínhamos, pois os objectivos, atendendo ao actual momento económico, apontavam para valores próximos dos obtidos em 2008”.
Porém, com condições climatéricas favoráveis, “um excelente cartaz de espectáculos” e uma “feira de enorme qualidade”, o certame de Cantanhede revelou-se mais uma vez uma agradável surpresa para patrocinadores, expositores, visitantes e comissão executiva.
Na análise à evolução da Expofacic, João Moura considera que apesar de muito positivos, os números “valem o que valem”, pois “basta um dia de chuva para que a afluência seja prejudicada”, pelo que, num momento em que o certame garantiu definitivamente dimensão nacional, “importa consolidar a Expofacic e apostar na qualidade, de modo a fidelizar os milhares de pessoas que procuram a feira e que gostam de a visitar”.
O movimento associativo e demais entidades e instituições públicas e privadas do concelho, refere, “foram, mais uma vez, fundamentais no sucesso da feira”.
A edição do próximo ano, a 20.ª, é encarada como um marco, pela Comissão Executiva, e, de acordo com o plano de requalificação – que conta com verbas do QREN no valor de dois milhões de euros – previsto para o Parque ExpoDesportivo S. Mateus poderá apresentar algumas novidades. O projecto de requalificação, segundo João Moura, de acordo com “a consolidação e a aposta na qualidade” que o autarca tem em mente para o certame, “permitirá à Expofacic dar um salto enorme”, mas as obras a realizar serão alvo de avaliação cuidada de forma a não comprometer a realização do evento.
Assim, de acordo com a avaliação a realizar pelos técnicos da autarquia, “veremos se será possível realizar algumas obras a tempo da edição do próximo ano”. Mas, acrescenta, “o projecto existe e em tempo oportuno avançaremos com os concursos”, acrescenta.

Por seu turno, o presidente da Comissão Executiva da Expofacic e vereador da Câmara Municipal de Cantanhede, José António Pinheiro, classifica a edição 2009 da Expofacic como um “êxito total que ultrapassou em larga medida os objectivos”.
Ultrapassar os 400 mil visitantes num momento sensível do ponto de vista económico é um “orgulho” para todos os que participam na organização e dinamização do certame e, sublinha, “também para os visitantes”. E vai mais longe: “se dúvidas houvesse, quanto à dimensão nacional da Expofacic, elas foram desfeitas com a resposta do público e de todos os envolvidos na organização, promoção e dinamização da feira. A Expofacic é um projecto de todos”.

António Patrocínio Alves, presidente do Conselho de Administração da INOVA EM, atribui os resultados obtidos, e que considera “excelentes”, ao profissionalismo e dedicação da estrutura que organiza a Expofacic e que se prolonga nos patrocinadores, expositores e demais entidades, públicas e privadas, que participaram na Exposição-Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede-Festas do Concelho. “O público reconheceu este esforço”, adianta.
A qualidade do cartaz de espectáculos, as condições climatéricas “muito favoráveis” e as melhorias introduzidas – novos stands, estacionamento, piso do sector comercial, entre outras – contribuíram para uma edição memorável e que deixa saudades a todos os envolvidos na Expofacic 2009.

EXPOFACIC 2009
Comissão Executiva
Gabinete de Imprensa

Sem comentários: