quinta-feira, agosto 06, 2009

Nível de segurança da internet portuguesa é perigoso

Pelo menos um em cada cinco ou, no máximo, um em cada dois computadores da Administração Pública estão vulneráveis... Fugas ou roubos de informação, destruição ou negação de serviços são as ameaças possíveis neste cenário de fragilidade da internet em Portugal.


O alerta foi feito ontem pelo investigador Francisco Rente, na apresentação de um estudo realizado pelo Instituto Pedro Nunes e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

As conclusões foram alcançadas através do sistema informático NONIUS, desenvolvido pelas duas entidades, que analisou cerca de 4,5 milhões de endereços da internet (IP) e domínios «.pt» dos sectores público e privado. Universidades, empresas, bancos ou ministérios são alguns exemplos de casos analisados, estando o sector estatal pior do que o privado.

Francisco Rente aponta como soluções a contratação de serviços especializados por parte das instituições e empresas, e a formação dos funcionários. Aconselha também não abrir emails desconhecidos.

Sem comentários: