sexta-feira, novembro 19, 2010

Açor libertado na Mata Nacional do Buçaco

Ave foi baptizada com o nome Bussaco

Um açor foi devolvido à natureza na Mata Nacional do Buçaco. O local escolhido para o acto foi o espaço emblemático das Portas de Coimbra, ao qual assistiram várias pessoas, entre elas, o Presidente da Fundação Mata do Buçaco, António Jorge Franco, e o Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Mealhada, Júlio Penetra. Na altura o açor foi baptizado com o nome de Bussaco.
A respectiva ave, que foi apreendida pelo SEPNA/GNR por estar em cativeiro ilegal, foi entretanto recuperada pelo Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS), que escolheu a Mata Nacional do Buçaco para libertar o açor Bussaco.
Para além da libertação da ave foi também realizada uma visita-guiada à Mata Nacional do Buçaco, pelas biólogas Milene Matos e Rosa Pinho, da Universidade de Aveiro. A actividade, que contou com cerca de 15 participantes, começou junto ao Convento de Santa Cruz do Bussaco.

O Vale dos Fetos, a Fonte Fria e o Caifaz foram outros dos pontos visitados durante a actividade, que teve como objectivo dar a conhecer a vertente ambiental da Mata Nacional do Buçaco.

Sem comentários: