segunda-feira, fevereiro 21, 2011

"Fernando Vale, Republicano e Combatente"

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital organiza a palestra "Fernando Vale, Republicano e Combatente", no próximo dia 23 de Fevereiro, às 14h30, no Auditório do Crédito Agrícola, em Oliveira do Hospital. Esta é a primeira palestra deste ano integrada no Ciclo "O Centenário da República" e será apresentada por Mariana Lagarto Santos, doutoranda da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e colaboradora de investigação do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20).
“É entendimento da autarquia que as comemorações do Centenário não se deviam esgotar no dia 5 de Outubro de 2010", sublinha Graça Silva, da organização da palestra, que acrescentou que, "para este ano foi programado um conjunto de palestras dedicadas a alguns republicanos que se distinguiram no âmbito da oposição ao Estado Novo."
A primeira palestra tem como principal objectivo dar a conhecer o republicano Fernando Vale e promover uma discussão sobre a sua personalidade na sociedade republicana. Na agenda do Ciclo de Palestras "O Centenário da República", estão planeadas mais duas novas sessões, ainda em datas a confirmar, para destacar mais duas figuras republicanas: Norton de Sousa Matos e Aristides de Sousa Mendes.
As actividades evocativas do centenário complementar-se-ão com a passagem da exposição itinerante "Viva a República!... Em Digressão", que estará em Oliveira do Hospital entre os próximos dias 1 e 3 de Março.

Fernando Vale

Nasceu na Cerdeira, Arganil, a 30 de Julho de 1900. Estudou inicialmente em Coja, tendo ido para Coimbra continuar os estudos liceais, completando posteriormente o curso de medicina. Foi exercer a profissão em Arganil, onde fez um trabalho meritório em prol do Hospital e das sociedades culturais e recreativas locais. Manifestando um interesse particular por questões sociais e políticas, este médico e maçon é demitido de cargos públicos por apoiar a candidatura de Norton de Matos, apadrinha a candidatura de Humberto Delgado, é preso em 1962 (partilhou a cela com José Mário Branco), preside à reunião inicial da fundação do Partido Socialista, na Alemanha, tendo pertencido à Comissão Administrativa de Arganil a seguir ao 25 de Abril e, pelo I Governo Constitucional, exerceu o cargo de Governador Civil de Coimbra.

Sem comentários: