quarta-feira, março 23, 2011

“Abstracções” de João Mota da Costa

25 de Março de 2011 às 21:30 na Galeria Novo Ciclo ACERT
ACERT inaugura a Exposição “Abstracções” de João Mota da Costa, numa colaboração com a Galeria Arthobler
Cirurgião fotógrafo aproxima fotografia da pintura abstracta

João Mota da Costa, o fotógrafo que é também cirurgião da mão, vai inaugurar, na próxima sexta-feira 25 de Março de 2011, pelas 21:30, na Galeria Novo Ciclo ACERT, em Tondela, a exposição “Abstracções”, uma aproximação fotográfica à pintura abstracta, construída através da valorização do pormenor em detrimento do global.
Nas palavras do fotógrafo “”Abstracções” deriva do facto de haver uma total abstracção face ao global do elemento que dá origem à fotografia, para nos podermos fixar apenas no pormenor que permite gerar imagens fotográficas que nos aproximam da pintura abstracta”.
João Mota da Costa, médico especialista em cirurgia plástica e reconstrutiva e coordenador da unidade de cirurgia do punho e mão do Centro de Ortopedia e Traumatologia do Hospital CUF Descobertas, tem enraizado em si, desde os 13 anos, o interesse pela fotografia. As primeiras imagens foram realizadas em passeios de família e nas férias com os amigos usando uma máquina Voighlander. Este médico e fotógrafo autodidacta divide o seu tempo entre o espaço público – matéria-prima da sua obra fotográfica – e a sala de operações. No último ano, com o objectivo de preparar “Abstracções”, fez desequilibrar a balança do tempo para que esta pendesse mais para a fotografia e é assim que nasce a sua primeira exposição individual pode ser vista em Tondela a partir de 25 de Março.

Sem comentários: