quarta-feira, março 23, 2011

Lousã - Bicentenário das Invasões Francesas

Comemorações do bicentenário das invasões francesas: um sucesso a vários níveis
Recreação Batalha Foz de Arouce
Actividades de qualidadade contaram com bastante participação
No âmbito das Comemorações do Bicentenário das Invasões Francesas, a Câmara Municipal da Lousã, em parceria com diversas entidades, promoveu um programa bastante diversificado que visou celebrar um momento marcante da história do Concelho e de Portugal.


As comemorações começaram com as III.ªs Jornadas "As Invasões Francesas e a Península Ibérica: Comemorações do Bicentenário da 3.ª Invasão – O Combate de Foz de Arouce: Impactos e Memórias Locais” que contaram com intervenções bastante interessantes e envolventes sobre este tema. De salientar que, no âmbito destas jornadas, ocorreu o lançamento de uma edição especial de vinho “Quinta de Foz de Arouce” com rótulo alusivo ao Bicentenário da 3.ª Invasão Francesa e ao combate de Foz de Arouce. Neste dia ocorreu, também, o lançamento do livro “ O Combate de Foz de Arouce (1811) – Evocação Histórica” de autoria da Lousanense Ana Seco.
No Sábado e Domingo, Foz de Arouce foi palco de diversas iniciativas que tiveram como objectivo recriar as invasões e a vida da época, nomeadamente o acampamento de batalha que acolheu a visita de centenas de pessoas.
No Sábado foram ainda promovidas diversas iniciativas de cariz mais popular, como uma garraiada e actuações musicais.
No Domingo, teve lugar uma Cerimónia Militar de homenagem aos mortos em batalha, que incluiu o descerramento de uma lápide evocativa do Bicentenário das Invasões. Ainda neste dia, Foz de Arouce acolheu o desfile da Marcha Popular alusiva a esta temática e foi inaugurado o Mirante da Batalha.
A encerrar estas comemorações, numa iniciativa que envolveu cerca de 50 figurantes da freguesia, teve lugar a recreação da célebre e importante “Batalha de Foz de Arouce”.
Para o Presidente da Câmara, Fernando Carvalho, “esta iniciativa, e todas as acções que fizeram parte do programa, procuraram assinalar um momento marcante da história sendo de assinalar o forte envolvimento popular e a massiva adesão de pública às mesmas.”
CMLousã

Sem comentários: