O evento, com a duração de dez dias, é organizado por iniciativa do Movimento Artístico de Coimbra (MAC), conta com a participação de outras 15 organizações de artistas, o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e a colaboração da Escola Universitária das Artes de Coimbra e da TC–Turismo de Coimbra, E.M.
O objectivo é despertar a cidade e a região centro para as artes plásticas, em particular, e as indústrias criativas, em geral, pretendendo colocar a região centro no roteiro das artes.
A programação da Fiarte/Art€uropa 2011 tem as artes plásticas como tema principal e contempla tudo o que se relacione com pintura, escultura, fotografia e instalação, em 57 stands destinados a galerias, artistas plásticos, ateliers, entidades oficiais e patrocinadoras, associações artísticas, escolas de arte e operadores das indústrias criativas.
A exposição apresenta 150 obras, de 80 artistas nacionais e estrangeiros, a maioria dos quais constantes no anuário de arte “Galeria”, que estará disponível na Fiarte e cuja tiragem é de 5.000 exemplares. Em geral, a iniciativa conta com cerca de 270 artistas, um quarto dos quais estrangeiros representando vários países.
Inclui, também, conferências, workshops, multimédia e outras iniciativas em tempo real. A Fiarte/Art€uropa 2011 apresenta uma importante vertente científica, através da realização de conferências sobre Arte ou História de Arte, por especialistas da área.
Performances em tempo real, acções de body-painting, multimédia, painting and playing, teatro de intervenção, música e experiências científicas animam os dez dias de feira estabelecendo um elo de ligação entre as artes plásticas e outras linguagens ou formas de expressão no domínio da intervenção artística e universos criativos. Dirigidos ao público infanto-juvenil, o objectivo dos happenings é divulgar o saber artístico, promover e formar pelo gesto artístico, privilegiando as tecnologias ligadas à produção da arte, em participações orientadas por animadores credenciados.
A iniciativa decorre na Praça da Canção, num espaço com 2500m2 de superfície coberta, com áreas adequadas ao sector de expositivo, de conferências, comunicações e palestras, de workshops e outras actividades, além de comportar um restaurante (Psicológico) e um bar de apoio, que sustentarão a oferta hoteleira presente nos dez dias de feira.
Sem comentários:
Enviar um comentário