segunda-feira, abril 04, 2011

Férias da Páscoa - Actividades (gratuitas) para a infância em Coimbra

Casa-Museu Miguel Torga | Biblioteca Infantil | Museu Municipal (Ed. Chiado)

São três e muito distintas as propostas de actividades, dirigidas ao público infanto-juvenil, que o Departamento de Cultura da Autarquia de Coimbra preparou para o período de férias lectivas que se avizinha, associando-as, de algum modo, à época Pascal.

- Na Casa-Museu Miguel Torga, sob o lema “Queres ser amigo do Torga, na Páscoa?” propõe-se a crianças entre os 8 e os 12 anos “viajar” pela obra de Miguel Torga, reconhecendo-a de uma forma lúdica. Durante três dias (12, 13 e 14 ou 19, 20 e 21 de Abril, entre as 14h30 e as 17h30), cada participante vai explorar os seguintes ateliês: “Em busca do ninho perdido” (que obrigará os mais pequenos a encontrar os ovos de chocolate que o coelho da Páscoa deixou num ninho escondido na Casa do Poeta); “Vamos brincar com o Poeta” (um ateliê de leitura e expressão dramática que promove o conhecimento da obra de Torga); “Os Canteiros do Torga” (actividade que permitirá às crianças cuidar da horta e do jardim, construindo pequenos canteiros para semear ou plantar espécies vegetais que, em tempos idos, Torga também ali cultivou); “A Páscoa é…” (actividades com histórias sob temática da Páscoa, que convidarão as crianças a desenhar e a pintar).
A actividade comporta um número máximo de 20 participantes (10 crianças por cada período de três dias) sendo necessário a respectiva inscrição, até ao dia 8 de Abril, através do telefone nº239702630 ou mediante preenchimento de formulário, facultado na Casa Municipal da Cultura, à Rua Pedro Monteiro). 
- Na Biblioteca Infantil/Ludoteca propõe-se, no dia 12 e no dia 19 de Abril, às 10h30, uma Oficina da Páscoa, inspirada nos ovos, que permitirá a crianças com mais de 6 anos, além de ouvir histórias, recorrer às suas habilidades para construir um objecto alusivo à Páscoa. Também para estas actividades é necessário inscrição, através do telefone nº239702630 ou, presencialmente, na Biblioteca Infantil, a partir do dia 8 de Abril.
- O Museu Municipal – Edifício Chiado propõe a oficina temática “Páscoa curiosa e bem docinha!”, um jogo de detectives que permitirá que os mais novos possam conhecer bem o Museu Municipal para, no final, alcançarem uma recompensa deliciosa. A actividade decorre nas duas semanas de férias (entre os dias 12 a 15 e entre os dias 19 a 21 de Abril) e tem como público-alvo crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 10 anos, havendo um número mínimo de 5 e um número máximo de 25 participantes. A oficina tem a duração de 60 a 90 minutos, podendo ser realizada entre as 10h00 e as 12h00 e entre as 14h00 e as 16h00.
As inscrições deverão ser efectuadas através do telefone nº239840754 ou via e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.
A participação nestas actividades é gratuita.

Sem comentários: