À imagem dos últimos anos, e de acordo com directrizes definidas pela Autoridade Florestal Nacional (AFN), foi elaborado e aprovado o Plano Operacional Municipal de Góis, pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Góis.
Este Plano tem por objectivo constituir uma ferramenta a nível municipal que permita aumentar a informação de apoio ao planeamento das acções de prevenção e combate a incêndios florestais e estabelecer procedimentos operacionais para articulação dos sistemas de coordenação e dos dispositivos de vigilância, detecção e combate a incêndios florestais.
A sua implementação tem um horizonte temporal anual e permitirá estabelecer uma estratégia de prevenção e combate aos incêndios florestais sustentada nas características específicas deste território. Estão definidos neste Plano, os meios humanos, técnicos e materiais que serão utilizados nas operações de vigilância e detecção, 1ª intervenção, combate, rescaldo, vigilância e pós-rescaldo, bem como a sua coordenação no teatro de operações.
Foram ainda aprovadas em sede de Comissão, as candidaturas a mais quatro depósitos de defesa da floresta contra incêndios de 1ª ordem, para o concelho de Góis, bem como a construção de um “Parque de Resíduos Florestais – Biomassa”, a construir pela Associação Florestal do Concelho de Góis, na freguesia do Colmeal.
Sem comentários:
Enviar um comentário