domingo, julho 29, 2012

VILA FRANCA DAS NAVES - “INTERCIDADES” PARAM A PARTIR DE 01 DE SETEMBRO

Todos os comboios Intercidades vão parar, em ambos sentidos, na estação de Vila Franca das Naves, culminando assim um conjunto de diligências e iniciativas desenvolvidas pela Câmara Municipal de Trancoso e pela Junta de Freguesia de Vila Franca das Naves.

 A decisão ocorre na sequência de uma reunião efectuada na Guarda em que participaram representantes dos Municípios de Guarda, Trancoso, Pinhel, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Carregal, Mangualde, Nelas, Santa Comba Dão, Mortágua, Mealhada e as Juntas de Freguesia de Vilar formoso (Almeida) e Vila Franca das Naves para abordar várias questões relativas ao serviço ferroviário que serve aquelas regiões na linha da Beira Alta.
A CP decidiu reduzir o bilhete em 2ª classe, nos comboios Intercidades entre Vila Franca das Naves e a Cidade da Guarda, de 10€ para 6.5€. Actualmente, aquele comboio de passageiros não efectua paragem em Vila Franca das Naves no trânsito em direcção à Guarda, à noite onde chega às 22h39, situação que passa a ser invertida a partir de 01 de Setembro.
 Vila Franca das Naves assume-se como uma das principais centros de afluência de passageiros e utentes dos Comboios no sentido da fronteira de Vilar Formoso e Guarda e para as restantes regiões do país a partir da Linha da Beira Alta que na Pampilhosa ou em Coimbra B tem enlace com outras direcções para Norte, Sul ou litoral.
 Tradicionalmente, foi esse papel que desempenhou ao longo dos anos em beneficio das pessoas sobretudo oriundas do interior e Nordeste da Beira e Alto Douro, sendo uma referência neste domínio. Beneficia actualmente de excelentes ligações rodoviárias nomeadamente a partir do IP2 (Douro Interior).
 O Presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca das Naves, José dos Santos, considera que se trata de “ uma decisão acertada, que vai de encontro aos interesses das populações e pode contribuir para que Vila Franca das Naves possa readquirir estatuto pleno que teve no passado como um dos principais locais de acesso ao serviço ferroviário de passageiros”. O autarca local sublinha que “Vila Franca das Naves foi sempre uma estação da CP que constituiu um centro importante quer de passageiros quer de mercadorias, que foi prejudicado quando foi decidido pela CP um novo esquema de paragens dos comboios, designadamente o Intercidades, que, ao não pararem nesta estação nomeadamente a última composição, à noite, prejudicou o passageiros que tinham de se deslocar para a Guarda ou Celorico da Beira e a própria localidade, quando esta é a mais central”. 
 O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Trancoso, António Oliveira, que esteve presente na reunião da Guarda, comentou que a paragem de todos os Intercidades nesta estação “reforça a nova centralidade que Vila Franca das Naves ganhou com o IP2 que lhe confere melhores e maiores acessibilidades, além de ser uma medida que vai beneficiar todos os concelhos a norte do distrito da Guarda”. “É uma medida acertada que tem certamente grande impacto na região e que beneficia as populações ”, disse.

Sem comentários: