quarta-feira, agosto 01, 2012

Dia de Festa em Travanca do Mondego


Travanca do Mondego comemorou mais uma vez o seu Dia da Freguesia. Esta iniciativa que surgiu há três anos, pretende ser um dia dedicado de convívio e à confraternização entre a população. Presidente da Junta e Presidente da Câmara marcaram mais uma vez presença nas festividades com a população.


As festas iniciaram-se no dia 25 de julho, dia de São Tiago, padroeiro da Freguesia, com uma eucaristia marcada pela presença do corpo de Bombeiros Voluntários de Penacova. Seguiu-se um piquenique no Parque Padre Antonio O. Veiga e Costa, onde no sábado, dia 28 de julho, atuaram os alunos da Escola de Musica de Travanca do Mondego.

No domingo realizou-se um pequeno simulacro de um acidente de aviação, onde foi possível ver os Bombeiros de Penacova em ação e também foi dado a conhecer à freguesia o novo veículo de desencarceramento pesado (VSAE). No edifício da Junta de Freguesia esteve exposta uma exposição alusiva ao trabalho dos Bombeiros Voluntários de Penacova.

Já ao final da tarde realizou-se a sessão solene, onde João Azadinho, presidente da Junta de Freguesia de Travanca do Mondego, realçou a importância dos Bombeiros e que a homenagem que ali prestavam era mais do que justa, pois trata-se de homens e mulheres voluntárias que arriscam a sua vida na defesa de pessoas e bens.

Foi entregue a lembrança ao Presidente da Associação dos Bombeiros que após os agradecimentos à Junta de Freguesia, apelou á inscrição de associados nos Bombeiros, como forma de minimizar a diminuição de receitas que vem sentindo, dando uma ficha de inscrição ao Presidente da Junta, que ali mesmo se fez sócio da instituição.

Humberto Oliveira, presidente do município, destacou o trabalho dos Bombeiros de Penacova que definiu como “a instituição” pois é representativa de todo o concelho de Penacova. Falou também da reorganização administrativa que está em vigor, que coloca em risco a continuidade da Freguesia de Travanca do Mondego, fazendo votos que no próximo ano se celebre este dia pela quarta vez e que não seja o último. Marcaram também presença nesta cerimónia o vice presidente do município, Ernesto Coelho e o vereador Ricardo Simões.

Sobre o tema da extinção de freguesias, João Azadinho falou da revolta que sente perante a lei da reorganização administrativa em vigor, considerando que “querer que sejam as Assembleias Municipais a decidir a extinção de freguesias é do mais ingrato e injusto que se viu.”, dizendo mesmo que “não será com o meu voto que alguma freguesia será extinta”

A noite de domingo terminou com a tasquinha da associação a servir a tradicional chanfana, onde a animação musical não faltou.

Sem comentários: