quinta-feira, agosto 02, 2012

Impulso Jovem

Designado por Impulso Jovem, o programa prevê um conjunto de propostas de apoio à empregabilidade jovem e às pequenas e médias empresas, onde se incluem novas medidas de estágios, entre as quais o Passaporte Emprego, o Passaporte Emprego Economia Social, o Passaporte Emprego Agricultura e o Passaporte Emprego Associações e Federações Juvenis e Desportivas.

Foi publicada ontem, em Diário da República, a Portaria 225-A/2012 de 31/07, que conta com vários contributos dos parceiros sociais, e que implementa estas primeiras 4 medidas do Programa Impulso Jovem. Serão executadas pelo IEFP, IP, que, já hoje, abriu o período de candidaturas, cumprindo o prazo anunciado de iniciar o programa a 1 de Agosto.
Estes 4 passaportes emprego destinam-se a fomentar o acesso, por parte dos empregadores, a detentores de novas formações e competências e, em simultâneo, melhorar o perfil de empregabilidade dos jovens que procuram emprego e promover a sua inserção ou reconversão profissional. Estes estágios têm a duração de 6 meses.
Podem candidatar-se pessoas singulares ou coletivas, de direito privado, com ou sem fins lucrativos, preferencialmente as entidades que operam no setor de bens e serviços transacionáveis, mas também nos setores agrícola, da economia social, e do associativo juvenil e desportivo.
Estes passaportes destinam-se a acolher jovens das regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve, entre os 18 e os 35 anos, inscritos nos centros de emprego há, pelo menos, 4 meses e permitirá melhorar o perfil de empregabilidade dos jovens que procuram emprego e promover a sua inserção ou reconversão profissional e, em simultâneo, potenciar o desenvolvimento de novas competências junto dos empregadores, de forma a estimular a criação de emprego em novas áreas.

Os jovens terão os seguintes apoios:
Bolsa de estágio mensal no valor de:

  • 1,65 IAS - para estagiários com ensino superior completo;
  • 1,25 IAS - para estagiários com ensino secundário completo ou ensino pós-secundário completo;
  • 1 IAS – para estagiários sem ensino secundário completo.
  • Subsídio de alimentação;
  • Despesas de transporte;
  • Seguro de acidentes de trabalho.
  • Formação Profissional durante o estágio;


Indexante dos Apoios Sociais (valor em 2012 - €419,22)

As entidades terão os seguintes apoios:
  •  Comparticipação na bolsa de estágio, de acordo com as seguintes situações:

- 100% ou 70% do valor da bolsa do 1.º ou 2.º estagiário respetivamente, para as entidades com 10 ou menos trabalhadores;
- 70 % do valor da bolsa para as entidades com mais de 10 trabalhadores.
- 100% do valor da bolsa para Entidades do setor da economia social, designadamente:

. Instituições Particulares de Solidariedade Social;
. Associações Mutualistas;
. Estabelecimentos de Apoio Social.

  • Comparticipação nas despesas com alimentação, transporte e seguro dos estagiários com deficiência e incapacidade: 
- Subsídio de alimentação até ao valor fixado para os trabalhadores que exercem funções públicas;
- Despesas de transporte de montante equivalente ao custo das viagens realizadas em transporte coletivo ou, se não for possível a utilização deste, subsídio de transporte, no montante máximo mensal de 10 % do IAS, salvo situações excecionais e devidamente fundamentadas, a apreciar pelo IEFP; 
- Prémio do seguro, até ao valor correspondente a 3% de 1,65 vezes o valor do IAS, reportado ao período de duração do estágio.

Mais informações em:

Sem comentários: