segunda-feira, setembro 24, 2012

Águeda é Exemplo de Sustentabilidade Urbana e uma Cidade “Inteligente”


Águeda foi classificada em agosto deste ano, pela Comissão Europeia, como um exemplo de “cidade inteligente” em sustentabilidade urbana no âmbito do Pacto dos Autarcas, um coletivo de autarquias europeias, com mais de 4000 cidades, que procuram reduzir as emissões de dióxido de carbono, ao mesmo tempo que desenvolvem a economia local dos seus municípios.

Em 2011, Águeda revolucionou o panorama nacional da mobilidade sustentável com um projeto-piloto de partilha de bicicletas elétricas, que necessitou de um investimento de €22.000, por parte da Câmara Municipal.


Durante os 14 primeiros meses do projeto foram contabilizados 160 utilizadores regulares, 4.000 “corridas”, que percorreram ao todo uma distância de 18.000 quilómetros. Devido ao sucesso deste projeto, este ano o município já alargou a sua frota de “veículos de duas rodas”.


Melhorias na eficiência energética da iluminação da cidade e uma maior incidência dos temas ambientais na formação escolar também fazem parte das medidas implementadas. 


Relativamente às emissões de carbono, já se alcançou uma redução em 20%, mas até 2020 a meta são 33% de redução.

Este projeto faz parte dos compromissos de Águeda com a sustentabilidade e para com o Pacto de Autarcas, e contribui para a visão a longo prazo da estratégia de mobilidade europeia, baseada na descarbonização do sector dos transportes através de veículos elétricos.

Saiba mais sobre este e outros projetos de sustentabilidade em Águeda em www.cm-agueda.pt ou visualize o filme realizado pela Comissão Europeia em http://www.pactodeautarcas.eu/media/videos_pt.html?cat=57

CM ÁGUEDA

Sem comentários: